Amigo Tero me emprestou no sábado um livro, dizendo que eu ia devorar. Falou que era recomendado pela VEJA e que a escritora/blogueira tinha ocupado, há três semanas, as cobiçadas páginas amarelas da revista. Ouvi algo sobre o assunto, mas confesso que não sabia bem do que se tratava. Quando vi a capa, bandeira de Cuba no mouse e o título De Cuba com carinho, peguei. Em três horas li todo o livro, porque é fácil e em muitas ocasiões vc já sabe o que a blogueira vai dizer. Uma pena que não fiz com o livro, o que faço com a maioria dos jornais, ler de trás pra frente. O artigo O tempo e o espaço da Cuba de Yoani, de Demétrio Magnoli, é excelente e faz um resumo da história Política de Cuba dos últimos 50 anos, com certeiras teclas.
Cinquentenária, a Revolução Cubana já está caduca, mas não morre. Quando lá estive, em 1992, em plena crise do fim da URSS, vi o descontentamento dos jovens de 13, 14, 15, 18 anos com quem conversei. Eles queriam muito mais do que a adoração à família Castro, sonhavam com a liberdade. E é dessa geração Yoani Sánchez, a blogueira. Uma geração que viu ruir o sistema.
Em 2003, ela saiu do país, mas voltou antes dos 11 meses permitidos. Trabalhou numa livraria na Suíça, onde teve contato com a rede. Ao voltar para Cuba, junto com o marido jornalista, ajudou a criar a revista digital Consenso, logo depois trocou o projeto pelo portal desdecuba.com. E daí para o blog Generación Y foi um sucesso só.
E em tempos virtuais nada mais atual do que a farda verde-oliva, usada pelo ditador barbudo, ultrapassado e acabado, dar lugar à franzina cubana, que faz terapia em seu blog e usa como armas a ponta dos dedos.
Gostaria de saber tb como a blogueira, que já foi eleita pela revista TIME como uma das pessoas mais influentes do mundo, se remunera e como faz para obter a tecnologia que dispõe, pois a população cubana não possui esse privilégio.
Cuba, sempre Cuba chamando atenção de todos!!!!!! Se um amigo tiver o livro não deixe de ler.
Nenhum comentário:
Postar um comentário