Frases

"Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los viver, acrescentariam nova luminosidade às estrelas, nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens".
Fernando Pessoa

domingo, 25 de outubro de 2009

Cuba, sempre Cuba.

Amigo Tero me emprestou no sábado um livro, dizendo que eu ia devorar. Falou que era recomendado pela VEJA e que a escritora/blogueira tinha ocupado, há três semanas, as cobiçadas páginas amarelas da revista. Ouvi algo sobre o assunto, mas confesso que não sabia bem do que se tratava. Quando vi a capa, bandeira de Cuba no mouse e o título De Cuba com carinho, peguei. Em três horas li todo o livro, porque é fácil e em muitas ocasiões vc já sabe o que a blogueira vai dizer. Uma pena que não fiz com o livro, o que faço com a maioria dos jornais, ler de trás pra frente. O artigo O tempo e o espaço da Cuba de Yoani, de Demétrio Magnoli, é excelente e faz um resumo da história Política de Cuba dos últimos 50 anos, com certeiras teclas.
Cinquentenária, a Revolução Cubana já está caduca, mas não morre. Quando lá estive, em 1992, em plena crise do fim da URSS, vi o descontentamento dos jovens de 13, 14, 15, 18 anos com quem conversei. Eles queriam muito mais do que a adoração à família Castro, sonhavam com a liberdade. E é dessa geração Yoani Sánchez, a blogueira. Uma geração que viu ruir o sistema.
Em 2003, ela saiu do país, mas voltou antes dos 11 meses permitidos. Trabalhou numa livraria na Suíça, onde teve contato com a rede. Ao voltar para Cuba, junto com o marido jornalista, ajudou a criar a revista digital Consenso, logo depois trocou o projeto pelo portal desdecuba.com. E daí para o blog Generación Y foi um sucesso só.
E em tempos virtuais nada mais atual do que a farda verde-oliva, usada pelo ditador barbudo, ultrapassado e acabado, dar lugar à franzina cubana, que faz terapia em seu blog e usa como armas a ponta dos dedos.
Gostaria de saber tb como a blogueira, que já foi eleita pela revista TIME como uma das pessoas mais influentes do mundo, se remunera e como faz para obter a tecnologia que dispõe, pois a população cubana não possui esse privilégio.
Cuba, sempre Cuba chamando atenção de todos!!!!!! Se um amigo tiver o livro não deixe de ler.