Frases

"Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los viver, acrescentariam nova luminosidade às estrelas, nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens".
Fernando Pessoa

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Floripa Instrumental 2015 na Freguesia do Ribeirão da Ilha

Banda da Lapa abre a programação de sábado, a partir das 16 horas, foto Lorena Lopes

            A energia da música instrumental na Freguesia

São três dias de música instrumental gratuita num dos cenários mais preservados da Ilha de Santa Catarina: a Freguesia do Ribeirão da Ilha. Pelos palcos do Floripa Instrumental vão passar nomes conhecidos nacionalmente, novos talentos e pratas da casa, como Thiago Espírito Santo, Nailor Proveta, Silvia Goes, Pedro Martins, Fábio Peron, Alessandro Penezzi, Geraldo Vargas, Felipe Coelho, Rogério Piva, Carlos Ribeiro Júnior, entre muitos outros. Gratuito nos três dias, o Floripa Instrumental é patrocinado pela Tractebel Energia, via Lei Rouanet e conta com o apoio da Eletrosul e do Restaurante Ostradamus.


Trios de Sexta - Na abertura do Floripa Instrumental, na sexta, dia 13, o show Alma de Músico, nome do quinto disco solo de Thiago Espírito Santo, que sobe ao palco da Freguesia do Ribeirão com Silvia Goes e Fábio Peron com uma sonoridade brasileira alegre e virtuosa. “Misturamos o moderno e o regional respeitando a autenticidade do modo de tocar de cada um”, avisa Thiago Espírito Santo, que traz o DNA do multi instrumentista Arismar Espírito Santo, assíduo do Festival, e da pianista Silvia Goes.
Felipe Coelho, foto Rodrigo Sambaqui
Depois é a vez do violonista Felipe Coelho apresentar seu mais recente trabalho Hora Certa, o primeiro em trio, com Tiê Pereira (baixo) e Richard Montano (bateria). “É um show autoral e o primeiro com essa formação. Há tempos queria experimentar e arranjar para trio, já que é um formato consagrado. A ideia é gravar o álbum logo depois da apresentação”, afirma Felipe Coelho. Suas novas composições como O MongeBatida HerançaHora Certa e Moderninho tem a influência dos sons de várias partes do planeta. “Busco uma fusão da música brasileira com a do mundo e, neste trabalho, a inspiração veio dos músicos orientais Avishai Cohen e Tigran Hamasyan”, explica.

No sábado, o jovem Pedro Martins vai mostrar por que foi 

escolhido o melhor guitarrista da competição do 

Festival de Jazz de Montreux.foto Marcos Tani











Rogério Piva e Carlos Ribeiro Júnior, 
foto Bianca Ribeiro
Banda da Lapa, Guitarra e Duo no Sábado -  No dia 14, às 21h, o jovem Pedro Martins (22 anos) vai apresentar seu novo trabalho solo interpretando composições autorais, entre outras músicas. É a prévia do que o guitarrista levará em julho de 2016 para o palco do Festival de Jazz de Montreaux. O segundo show da noite, programado para 23h, é com Rogério Piva (guitarra e bandolim) e Carlos Ribeiro Júnior (baixo e baixo acústico), o ConversanDuo. “A ideia é sintetizar a música no universo minimalista de seus instrumentos com composições próprias como Frio, Chuva e Parker de Bombachas”, ressalta Piva. Mas o repertório vai contemplar também a música latina – tango, folclore, milonga e bolero – sempre com uma linguagem jazzística, características dos dois músicos que já possuem um álbum gravado e estão concebendo mais um. No sábado à tarde, a partir das 16 horas é a dona da casa, a Banda da Lapa, com mais de 100 anos, que vai movimentar a Freguesia com seu repertório de música brasileira.





Geraldo Vargas, um dos chorões do domingo,
foto Arquivo Pessoal 

Chorinho e chorões no Domingo -  Para encerrar o Floripa Instrumental, muito chorinho com o duo Nailor Proveta e Alessandro Penezzi, no trabalho Velha Amizade. Entre as composições estão Torcendo a Meia (Alessandro Penezzi/Nailor Proveta), Jeringonça (Penezzi), Choro de Proveta (Penezzi) e Choro pro Paulinho (Proveta). Neste dia, os chorões da Ilha, que são muitos e talentosos, prometem surpresas ao lado de Penezzi e Proveta. Dentre eles, o catarinense Geraldo Vargas (bandolim) se apresenta com o Grupo de Choro do Campeche, composto por alunos da Escola Livre de Música de Florianópolis, cujo repertório conta com maxixes, choros, samba-choro e valsas de grandes compositores.



Jam Sessions Colaborativa - Para realizar as já tradicionais jam sessions depois dos shows de sexta e sábado, o Floripa Instrumental, que tem como princípio não cobrar ingressos, optou pelo colaborativo. Entre na Freguesia da boa música e colabore por meio da campanha  http://www.kickante.com.br/campan…/floripa-instrumental-2015 e desfrute do clima deste festival.


Na sombra das árvores da Freguesia do Ribeirão, Naná Vasconcelos concede entrevista à jornalista Jacqueline Iensen. foto Pablo Corti

SERVIÇO
O QUE: Floripa Instrumental
QUANDO: 13, 14 e 15 de Novembro
ONDE: Freguesia do Ribeirão da Ilha, Florianópolis
HORÁRIO: Sexta a partir das 21 horas. Sábado e domingo a partir das 16horas
QUANTO: Gratuito para os shows principais colaboração para as Jam Sessions no http://www.kickante.com.br/campan…/floripa-instrumental-2015


P R O G R A M A Ç Ã O

Silvia Goes, no piano, acompanha
Thiago e Fabio.
Dia 13, sexta-feira
21 horas – Show Alma de Músico com Thiago Espírito Santo, Silvia Goes e Fabio Peron
23 horas – Show Hora Certa – Felipe Coelho, Tiê Pereira (baixo) e Richard Montano (bateria)
Depois Jam sessions



Jovem talento Fabio Peron, foto Stela Handa





















Dia 14 – Sábado
A partir das 16 horas – Banda da Lapa, do Ribeirão da Ilha, com 100 anos de história.
21 horas – Guitarrista Pedro Martins, vencedor da competição de guitarras do Festival de Jazz de Montreux
23 horas – Show com o Duo Rogério Piva e Carlos Ribeiro Júnior
Depois Jam Sessions


Penezzi e Proveta, foto Paulo Araújo
Dia 15 - Domingo
A partir das 16 horas muito choro na Freguesia do Ribeirão da Ilha
Show Velha Amizade com o Duo Nailor Proveta e Alessandro Penezzi
Geraldo Vargas e o Grupo de Choro Campeche, composto por alunos da Escola Livre de Música de Florianópolis.