Frases

"Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los viver, acrescentariam nova luminosidade às estrelas, nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens".
Fernando Pessoa

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Sérgio Jockymann morre em Campinas de insuficiência renal



 Duda Hamilton para Sul21 (http://sul21.com.br/jornal/2011/02/sergio-jockymann-morre-em-campinas-de-insuficiencia-renal/)

O JORNALISTA, romancista, poeta, dramaturgo e ex-deputado Sérgio Jockymann, 80 anos, morreu hoje às 15horas de insuficiência renal, no hospital da Unicamp (SP). Desde o final de novembro ele estava em Campinas, onde vive a filha Luelin, 42 anos, para um tratamento de saúde. Há dois dias ele estava inconsciente devido a complicações do tratamento de diálise que ele vinha se submetendo.
Antes de ir para São Paulo, o jornalista vivia já com a saúde debilitada entre a praia do Campeche, no Sul da Ilha de Santa Catarina, e a praia do Siriú, ao lado de Garopaba, com a mulher Simone, 70 anos. Ele deixa cinco filhas Iria (60), Dafne (58), Heliana (59), do primeiro casamento, e Luelin (42) e  Karel (38), além de netos e bisnetos.
 Segundo Simone, ele andava muito deprimido nos últimos anos por causa da morte do filho André, em 2008, e devido a graves problemas jurídicos. “Ele ficou decepcionado depois de ter perdido em todas as instâncias para a Vivo, que usou um poema seu chamado Os Votos numa mensagem de final de ano, como se fosse do francês Victor Hugo”, conta Simone, acrescentando que o poema foi publicado em 30 de dezembro de 1978, no jornal Folha da Tarde de Porto Alegre, onde ele trabalhava. “Ele não admitia a acusação de que uma obra sua era plágio”, conta ela.
Há um ano Jockymann reagiu um pouco com o nascimento da neta Aurora, filha de Karel. “Ela era a Aurora da minha vida costumava dizer pela manhã quando via o sorriso da menina”, afirma Simone. Sérgio será enterrado amanhã, dia 17, em Campinas, sem qualquer tipo de cerimônia, pois era um pedido seu aos familiares sempre que falava da morte, já que não tinha religião.
Sérgio Jockymann nasceu em Palmeiras das Missões em 1930 e completaria 81 anos em 29 de abril próximo. Jornalista desde os 17 anos passou pelos principais veículos de Comunicação do Rio Grande do Sul, entre eles o Diário de Notícias, Caldas Junior e RBS. Trabalhou também como autor de telenovelas e seriados de TV, além de ser autor de várias peças de teatro, entre elas Caim (1955), Tutu Marambá, Boa tarde, excelência (1962) e Marido, matriz e filial. Em 1980, sua peça teatral Spiros Stragos foi publicada pelo Ministério a Educação e Cultura e obteve o 2º lugar no IX Congresso Nacional de Dramaturgia.