Frases

"Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los viver, acrescentariam nova luminosidade às estrelas, nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens".
Fernando Pessoa

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Floripa Instrumental 2015

A boa energia da música na 

Freguesia do Ribeirão da Ilha 

NOS DIAS 13, 14 e 15 DE NOVEMBRO o Ribeirão da Ilha recebe mais uma edição do Floripa Instrumental, com nomes já consagrados da nossa música, como o baixista Thiago Espírito Santo, a pianista Silvia Goes e o bandolinista Fábio Peron, na abertura; e o duo Nailor Proveta (clarinetista e saxofonista)  e Alessandro Penezzi (violonista), no encerramento de domingo, com o show Velha Amizade. Como em anos anteriores, o festival aposta em novos talentos e traz, no sábado, 14, o multi instrumentista Pedro Martins, jovem de 22 anos que foi o vencedor deste ano da competição de guitarras do Montreux Jazz Festival, carimbando seu passaporte para o Festival de 2016. É muito gratificante ter o trabalho reconhecido por gigantes como Kurt Rosenwinkel e John McLaughlin", diz Pedro Martins, que toca pela primeira vez em Florianópolis.

Pedro Martins faz no Floripa Instrumental
 show que vai apresentar em julho
próximo no Festival de Jazz de Montreaux,
foto Marcos Tani
Nascido em Gama (DF), Pedro Martins é um artista precoce. Aos 6 anos tirava músicas de ouvido no violão; aos 8 começou a aprender piano; aos 11 participava de uma banda de rock; aos 14 tocou pela primeira vez com Hamilton de Holanda e Ademir Junior, e aos 18 anos gravou seu primeiro disco, Sonhando Alto

Thiago Espírito Santo abre o
Floripa  Instrumental dia 13
de novembro, acompanhado de
 Silvia Goes e Fabio Peron,
foto Mariana Chiarella
Trios de sexta - Na abertura do Floripa Instrumental, na sexta, dia 13, o show Alma de Músico, nome do quinto disco solo de Thiago Espírito Santo, que sobe ao palco da Freguesia do Ribeirão  com Silvia Goes e Fábio Peron com uma sonoridade brasileira alegre e virtuosa. “Misturamos o moderno e o regional respeitando a autenticidade do modo de tocar de cada um”, avisa Thiago Espírito Santo, que traz o DNA do multi instrumentista Arismar Espírito Santo e da pianista Silvia Goes.



Felipe Coelho apresenta trabalho inédito
 em trio com Tiê Pereira e Richard Montano
 foto de Rodrigo Sambaqui
 


Depois é a vez do violonista Felipe Coelho apresentar seu mais recente trabalho Hora Certa, o primeiro em trio, com Tiê Pereira (baixo) e Richard Montano (bateria). “É um show autoral e o primeiro com essa formação. Há tempos queria experimentar e arranjar para trio, já que é um formato consagrado. A ideia é gravar o álbum logo depois da apresentação”, afirma Felipe Coelho. Suas novas composições como O Monge, Batida Herança, Hora Certa e Moderninho tem a influência dos sons de várias partes do planeta. “Busco uma fusão da música brasileira com a do mundo e, neste trabalho, a inspiração veio dos músicos orientais Avishai Cohen e Tigran Hamasyan”, explica.

No sábado, dia 14, o jovem Pedro Martins vai apresentar seu novo trabalho solo interpretando composições autorais, entre outras músicas. É uma prévia do que o guitarrista vai apresentar no Festival de Jazz de Montreaux, em julho do próximo ano. No mesmo dia, a partir das 16 horas é a dona da casa, a Banda da Lapa, com mais de 100 anos, que vai movimentar a Freguesia com seu repertório de música brasileira.

Para fechar o festival, muito chorinho com o duo Nailor Proveta e Alessandro Penezzi, com o trabalho Velha Amizade. Entre as as composições estão Torcendo a meia (Penezzi/Proveta), Jeringonça (Penezzi), Choro de Proveta (Penezzi) e Choro pro Paulinho (Proveta). Neste dia, os chorões da Ilha de Santa Catarina, que são muitos e talentosos, prometem surpresas ao lado desse duo de bambas.

O chorinho se faz  presente com Nailor Proveta e Alessandro Penezzi no domingo a partir das 16h, foto Stela Handa


Gratuito nos três dias, o Floripa Instrumental é patrocinado pela Tractebel Energia, via Lei Roauanet, e conta com o apoio da Eletrosul e do Restaurante Ostradamus.

Jam Sessions - Para realizar as já tradicionais jam sessions depois dos shows principais, o Floripa Instrumental, que tem como princípio não cobrar ingressos, optou pelo colaborativo. Entre na Freguesia da boa música e colabore por meio da campanha  http://www.kickante.com.br/campan…/floripa-instrumental-2015 e desfrute do clima deste festival.


Junior oferece seu baixo para o baterista
 Endrigo Bettega tirar um som na Jam Sessions 2014
foto  by Duda Hamilton

Jorginho do Trompete é assíduo das jam sessions do Floripa Instrumental 
foto by Pablo Corti