Frases

"Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los viver, acrescentariam nova luminosidade às estrelas, nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens".
Fernando Pessoa

sexta-feira, 25 de abril de 2014

São tons, sons e transe!


São tons, sons e transe!

texto Duda Hamilton         fotos Pablo Corti


Confesso que já tinha experimentado esse “transe” que a musica de Avishai Cohen provoca. Foi naquele verão de 2011, no Festival de Jazz de Punta Del Este, no Uruguai, em pleno pampa e, em noite pra lá de estrelada. Avishai Cohen subiu ao palco em trio e me levou muito rápido pra dentro de suas composições, sempre pulsando o ritmo. Mas até ontem achava que o lugar, ao ar livre, tinha ajudado para o êxtase musical. 
O baterista e o pianista não eram os mesmos, mas tão virtuosos como os geniais Nitai Hershkovits (piano) e Daniel Dor (bateria), que acompanharam Avishai na abertura do Jurerê Jazz, em Floripa, ontem, começando o festival bem afinado e ainda com o pé direito.



Para mostrar a 
influência do jazz latino em suas músicas, Avishai tocou as cordas em Besame Mucho, já no bis. Não foi dia de Alfonsina e El Mar, mas teve uma música, que não lembro o nome, que foi executada pela terceira vez, uma delas em São Paulo, dias atrás, mostrando a genialidade de suas composições, com notas repetitivas, embora de sonoridade diversa. 
Palmas e gritos em Seven Seas e Remembering, do último CD Almah, concentração total em Chutzpan, do álbum Gently Disturbed. E falar em CDs, sete álbuns estavam à venda, variando entre R$ 30 e R$ 35.
A música do israelense é contemporânea e, ao mesmo tempo, muito experimental, e se você estiver ao ar livre, dentro do teatro ou no carro, tenho certeza que a sonoridade de Avishai vai te surpreender. Foi uma noite para se deixar levar por notas geniais de seres que se complementam no palco, nos tons, e levam o público a um “transe” de sons. São sons e tons!

Clique aqui pra ver se gosta
https://www.youtube.com/watch?v=o8a9GayJ3Bk