Frases

"Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los viver, acrescentariam nova luminosidade às estrelas, nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens".
Fernando Pessoa

terça-feira, 5 de agosto de 2014

O Bailongo de Yamandu Costa e Guto Wirtti

Guto Wirtti e Yamandu Costa apresentam Bailongo: Itajaí (14), Floripa (15) e Rio do Sul (16) foto Pablo Corti
por Duda Hamilton
A afinidade entre o violão de sete cordas de Yamandu Costa e o baixolão de Guto Wirtti pode ser constatada no primeiro álbum da dupla Bailongo, que será lançado no dia 15 agosto, no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis. É uma homenagem aos bailes brasileiros, principalmente os do Sul do Brasil, onde nasceram os dois “guris”. A realização de todo o projeto, que inclui CD e turnê, é da Rhythmus Produções, de Florianópolis, por meio do Prêmio Funarte de Música Brasileira.
Amigos de infância, confidentes instrumentais desde sempre, os dois têm uma forte influência latino-americana em suas composições, e também na maneira de tocar. Neste show, eles interpretam suas músicas em parceria e também composições individuais, relembrando tangos, milongas, chamamés, choros, entre outros estilos musicais.
Mas em Bailongo tem mais. O duo revisita obras, como o Schottish-Choro e a Mazurka-Choro, de Heitor Villa Lobos; Nervos de Aço, de Lupicínio Rodrigues; Forró de Gala, de Jacob do Bandolim, com um sotaque bem gaúcho; e Porro n.5 do colombiano Gentil Montaña. As versões inéditas e despojadas que Yamandu e Guto imprimem são uma marca nesse álbum. “Até o Jazz Manouche, estilo representado por Django Reinhardt, está presente, com a música Troublant Boléro, que gostamos de interpretar da nossa maneira”, observa Yamandu Costa.
As músicas, segundo Guto Wirtti, foram escolhidas por soarem bem com os dois instrumentos e foram compostas nos últimos anos. “Não tivemos dificuldades para gravar, pois foram três dias de estúdio, pouco ensaio e muito improviso, no sentido da criação dos arranjos”, conta Wirtti, acrescentando que uma marca dos dois é a de deixar bastante espaço para surpresas.
Capa do disco é de Fabio Dudas e Paula Albuquerque

Com produção da Rhythmus Produções, dos sócios Claudio Gadotti e  Crica Gadotti, os parceiros desta turnê são o Hotel Maria do Mar, o Uai de Minas – Armazém  Mineiro, da rua Bocaiúva A arte do álbum, que remete aos bailes e cabarets da década de 1920, é assinada pelo ilustrador e artista plástico Fábio Dudas e pela designer Paula Albuquerque, também de Florianópolis. A Assessoria de Imprensa é da Dfato  Comunicação , da jornalista Duda Hamilton.
  
SERVIÇO
O que – Show e lançamento do álbum Bailongo, de Yamandu Costa e     Guto Wirtti
Quando - 15 de agosto – sexta-feira
Horário – 21h
Onde – Teatro Pedro Ivo
Valor – R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia – estudantes, idosos, professores e portadores de necessidades especiais) 

Venda de ingressos: Teatro Pedro Ivo, TAC e CIC e site e Quiosque Blueticket
Dá play aí para ouvir Yamandu Costa e Guto Wirtti.