Frases

"Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los viver, acrescentariam nova luminosidade às estrelas, nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens".
Fernando Pessoa

terça-feira, 17 de julho de 2012

Dia da Linguiça


HÁ ALGUNS MESES, um grupo de amigos, que se reúne nas Encostas da Serra (SC), planejava encher linguiça, como nos tempos dos avós. Muitas discussões e mil ideias em tardes ensolaradas e chuvosas no Rio da Prata e no Rio do Ouro. Depois disso, a caça pela receita, quando valeu tudo:  da criatividade, passando por velhos livros e sites especializados em embutidos, até disparar telefonemas para avós, mães e amigos.
Corta a mão e mistura com temperos

O mais difícil foi acertar a agenda de todos! Quando um podia o outro estava viajando; quando o outro tinha livre, as crianças estavam em aula. Resolvemos então esperar as férias dos pequenos e decretamos 15 de julho, o Dia da Linguiça. Quem vai, vai!


Como vocês podem imaginar, linguiça não se faz em um dia, ou, como se dizia, da noite para o dia. E foi assim que a função começou na sexta  - noite de Cortar a Carne a mão e temperar – entrou no sábado, que ficou o dia do Só Enchendo Linguiça, tanto com máquina elétrica, como manual. Depois? Segredos de sábado à noite!!
Dia e noite Enchendo Linguiça, by Duda Hamilton


No domingo, as linguiças preparadas por Elisabeth Silva, Pablo Corti e Regina Capis de Pasárgada ganharam o calor das brasas, num dia que os termômetros teimaram em não passar dos 5 graus nas Encostas. 


Lá estavam quatro tipos a serem degustadas:

1 – Com Especiarias - cardamomo, anis estrelado e pimenta do reino – mista (bovina/suína), de Elisabeth Silva

2 – Com Tomate Seco, Alecrim e Raspas de Limão – pura suína, de Regina Capis de Pasárgada

3 – Com Castanhas e Pimenta fresca – pura suína – de Regina e Beth

4 – Parrillera com Erva Doce – mista (bovina/suína) – Pablo Corti




Na degustação, no som, no bar e no registro, os conjuges e outros casais amigos que deram um sabor todo especial ao dia. Gratificante também foi presenciar as crianças soltas no verde, em completa harmonia com a natureza e meditando. Sinais dos tempos?


    

Agustín, Ana Clara, Carol, Dora e Mariana
O TRIO LINGUIÇA - Beth, Regina e Pablito



Salada orgânica para acompanhar