Frases

"Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los viver, acrescentariam nova luminosidade às estrelas, nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens".
Fernando Pessoa

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Por las calles de Montevideo







A irreverência musical de Kevin Johansen e The Nada

Com uma voz inconfundível, Kevin Johansen traz na alma todos os ritmos latinos envoltos em sonoridades modernas mescladas em composições, com uma decidida e delicada dose de humor. Este argentino-americano, que canta em espanhol e inglês, passeia por cumbia, milonga, salsa, bossa-nova, entre outros ritmos, com muita atitude e talento. Acompanhado da banda The Nada, composta por sete músicos, Kevin subiu ao palco do acolhedor teatro do CIEE, em Porto Alegre, e mostrou porque seu grupo se transformou no mais importante representante argentino no circuito internacional de música alternativa.
Kevin é um cosmopolita e transpira isso em seu show. Nascido no Alaska, filho de mãe argentina com pai americano, passou a adolescência e juventude entre Montevidéu e Buenos Aires. Depois viveu por dez anos em Nova York e há dez retornou à Argentina. O resultado? A utilização em suas canções do ritmo 2/4 da milonga e do tango e hoje um dos prediletos dos djs norte-americanos.
Nas mais de duas horas de show, as múltiplas sonoridades ecoavam da bateria de Zurdo Roizner (músico que acompanhou o poeta Vinicius de Moraes em suas turnês pela Argentina nos anos 1970); do baixo e da voz de Juan Alvarez, da flauta e do sax de Andrés Reboratti e de Nicolas Said; das guitarras elétricas de Sebastián Massolo e de Kevin; do violão, do charango e do cavaquinho de Maxi Padín e da criativa percussão de Lucas "Oveja" Espina.
Das 24 músicas executadas destaque para a McGuevara´s o CheDonald´s, onde com bom humor o compositor se pergunta o que o Che pensaria de todo o
merchandising em cima de sua imagem. Cumbiera Intelectual é uma história divertida sobre um encontro com uma intelectual num baile de cumbia, ritmo da classe popular rioplatense até o final dos anos 1990, e que se transformou numa música de sucesso no início do Século 21. As mais conhecidas Sur o no Sur, Guacamole e Desde que te perdi, já em versão em português, foram acompanhadas pela platéia que lotou o teatro. As músicas do último disco foram apresentadas com animações e desenhos de Liniers projetados numa tela ao fundo do palco.
Em sua quinta edição, o Festival de Inverno de Porto Alegre se firma como um dos mais importantes do País, onde se encontram músicos latino-americanos e portoalegrenses. No show de Kevin, por exemplo, a participação foi da gaúcha Adriana Defentti na canção infantil La hamaca, dedicada a sua filha.
Passaram pelo palco do Festival o internacional Jorge Drexler (24 e 25 de julho), a cantora e atriz Soledad Villamil (26), Kevin Johansen (27) e Dolores Solá (28), todos a um preço pra lá de camarada: entre R$ 20 e 30. Acreditem!!!
De 28 a 1º de agosto as apresentações são gratuitas no Teatro de Câmara e a R$ 10 no Teatro Renascença. Entre os músicos portoalegrenses estão Gelson Oliveira, Quartchêto, Juliano Barreto e Volantes.
Foto Pablo Corti.
Para escutar as músicas e saber mais sobre Kevin clique em
http://www.kevinjohansen.com. Para informações sobre o festival http://www2.portoalegre.rs.gov.br/festinverno/default.php