Frases

"Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los viver, acrescentariam nova luminosidade às estrelas, nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens".
Fernando Pessoa

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Ribeirão da Ilha, o porto sonoro do Floripa Instrumental


O BUCÓLICO e preservado Ribeirão da Ilha recebe nos dias 26 e 27 de novembro, durante o Floripa Instrumental, nomes que representam o melhor da música instrumental brasileira. Entre eles estão o violonista Yamandu Costa, o grupo Ginga do Mané, o gaitista Gabriel Grossi, o lendário baterista Robertinho Silva, o multiinstrumentista Arismar do Espírito Santo e o guitarrista Toninho Horta, um dos pais do Clube da Esquina – movimento de música que tinha entre seus integrantes Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes, Flávio Venturini, Wagner Tiso, entre outros. 
Toninho Horta, uma das atrações do Floripa Instrumental, foto
 Cristiano Quintino
Toda essa comunhão de sons se realiza na praça da Freguesia e no salão paroquial, com forte apoio da comunidade do Ribeirão da Ilha e gratuitamente.

O Floripa Instrumental tem início no dia 26 às 15 horas quando Felipe Coelho (violão de 7 cordas) e Bruno Moritz –(acordeom) mostram um repertório aberto, com choros, tangos e baiões que brotam do acordeom e do violão com forte influência do flamenco. Depois será a vez do grupo de choro Ginga do Mané receber o aclamado violonista Yamandú Costa. Às 19h chega o jovem gaitista brasiliense Gabriel Grossi e sua banda.
Grupo de chorinho Ginga do Mané recebe violonista Yamandu no final da
tarde de sábado na Freguesia do Ribeirão. foto Daniel Queiroz
Yamandu Costa, by Pablo Corti
Na sequência dessa verdadeira louvação às sonoridades brasileiras, entram em cena três músicos que percorreram juntos boa parte das décadas de ouro da música brasileira: Toninho Horta, Arismar do Espírito Santo e Robertinho Silva. Com uma trajetória que une jazz, mpb e o melhor do instrumental feito por aqui desde a década de 1970, o trio apresenta um repertório brasileiro com músicas consagradas de Toninho Horta, entre elas Beijo Partido, Manuel o Audaz e Viver de Amor, entre outras. É uma reunião de “capos” da harmonia, da melodia e do ritmo.
Ainda no primeiro dia a apresentação em conjunto do Grupo Metal Brasil - Cássio Moura Trio - e a virtuose de Jorginho do Trompete. Aí então, o céu do jazz não será o limite. Com um repertório que vai das tradicionais big bands às orquestras brasileiras, a quebradeira vai ser geral. E para completar a celebração musical do mais alto nível, uma jam session à meia noite promete atrair até as bruxas de Franklin Cascaes para a Freguesia!
No domingo (27), o som tem início às 17h, quando um dos violonistas mais expressivos, Guinha Ramires, convida os compadres Gringo Saggiorato (baixo) e Pedrinho Figueiredo (flauta e saxofone). Na sequência, o encontro dos acordeons de Toninho Ferragutti e Bebê Kramer promete não deixar pedra sobre pedra.
A centenária Banda da Lapa, do Ribeirão da Ilha,  encerra, no domingo, o Floripa Instrumental.  foto Pablo Corti

A benção final do Floripa Instrumental será às 19h, com o show dos anfitriões, a Banda da Lapa, criada no Ribeirão da Ilha em 1896. Assim como outros, este Floripa Instrumental teve apoios e patrocínios como do Funcultural, do Governo do Estado de SC, e da Tractebel Energia, pela Lei Rouanet.


PROGRAMAÇÃO
Felipe Coelho (violão 7 cordas) e Bruno Moritz, abrem o
Floripa Instrumental no sábado, às 15horas. foto/Divulgação



 Sábado  26  de Novembro

15h – Felipe Coelho e Bruno Moritz
17h – Ginga do Mané convida Yamandu Costa
19h – Gabriel Grossi e banda
21h  - Toninho Horta, Arismar do Espírito Santo e Robertinho Silva
23h – Grupo Metal Brasil, Cássio Moura Trio e Jorginho do Trompete
24h – Jam Session





Domingo 27  de Novembro
17h – Guinha Ramires convida Ronaldo Saggiorato e Pedrinho Figueiredo
18h – Toninho Ferragutti e Bebê Kramer.
19h – Banda da Lapa

4 comentários:

Anônimo disse...

Como gostaria de estar aí pra curtir a sonoridade neste lugar tão mágico. 1 beijo
ms

Glabazili disse...

Mantendo a qualidade...neste, me corrói, não poder ir, mas Marquito será meus olhos e meus ouvidos e mais os dele de profissional, claro...

lucianne disse...

Imperdível, música de excelente qualidade é para curtir e se deliciar.

CHICO PEIXOTO disse...

Imperdível, que bom que temos esss eventos acontecendo, uma pena que não podemos ir em todos os shows.