Frases

"Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los viver, acrescentariam nova luminosidade às estrelas, nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens".
Fernando Pessoa

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Bons ventos rumo ao futuro


ENTREVISTA Eduardo Angelo

                                                                                                                                                             fotos divulgação Siemens


Líder mundial em energia eólica, a Siemens prevê um futuro promissor para a energia eólica no Brasil. Em entrevista à jornalista Duda Hamilton, o diretor de Energia Eólica, Solar e Hidro da Siemens Energy Brasil, Eduardo Angelo, conta que é a fonte mais competitiva hoje no País, ficando atrás somente das grandes centrais hidrelétricas. E a tendência, segundo ele, é de crescimento. Bons ventos movem o Mercado, que tem um extraordinário potencial de projetos eólicos. Acompanhe abaixo as últimas tendências em tecnologia, os produtos, os equipamentos e os clientes da Siemens. A empresa pretende até final de 2013 fornecer no Brasil 205 aerogeradores.


Desde quando a Siemens está no Mercado de energia renovável no Brasil?
Diretor de Energia Eólica, Solar e Hidro, Eduardo Angelo - Desde 2008, mas a Siemens é uma das empresas pioneiras em energia renovável no Brasil, fornecendo equipamentos e soluções também para as centrais hidrelétricas e biomassa. 

Quais seus principais clientes? E qual o material/produto fornecido?
E.A - Em energias eólicas estão as tradicionais utilities públicas e privadas que atuam no setor elétrico brasileiro, assim como novos entrantes no setor, como as empresas de EPCs (engenharia, fornecimento e construção) e developers. No mercado eólico, fornecemos, transportamos e instalamos aerogeradores completos de 2.3 MW. Também incluímos contratos  de médio e longo prazos de Serviços de Manutenção para nossos aerogeradores.
No mercado de biomassa, além das empresas mencionadas anteriormente, atuamos junto à industria de açúcar e etanol, papel e celulose, madeireiras e de alimentos.

Quais as tecnologias de ponta que existem atualmente para a energia eólica?
E.A - A Siemens é líder mundial em energia eólica offshore e está entre os líderes em aplicações onshore. Desenvolvemos aerogeradores há mais de 30 anos, e contamos com mais de 16 mil MW instalados no mundo. Para tal, a Siemens utiliza do estado da arte em tecnologia de aerogeradores. Temos, em nosso portfólio de produtos duas plataformas de aerogeradores: máquinas com acionamento direto (gearless ou direct drive) e máquinas com acionamento com caixa multiplicadora (geared). Em nossas referências de parques onshore, a tecnologia predominante é a com caixa multiplicadora, com potência de 2.3 MW.
Já temos referências de instalações com máquinas de 3.0 MW- acionamento direto e acabamos de lançar a maior turbina eólica do mundo de 6.0 MW com rotor de 154 metros de diâmetro para aplicação offshore.    

O que mudou no mercado da Siemens do Brasil de 2008 até agora?
E.A - Quando entramos no mercado eólico oferecíamos a máquina 2.3 MW com 93 e 101 metros de rotor. Hoje, oferecemos a 2.3MW com rotor de 108 metros, pois as alturas de torres aumentaram de 80 para 100 metros, dependendo das condições de vento dos parques.  

Para quantos parques eólicos vocês fornecem material atualmente? Quantos projetos em construção para o próximo ano?
E.A - A Siemens irá fornecer 205 aerogeradores até o final de 2013, totalizando mais de 470 MW em contratos de parques eólicos, parte deles já em fase final de construção.
  
Quanto cresceu o Mercado de energia renovável no Brasil nos últimos 10 anos?
E.A - A matriz elétrica brasileira sempre foi predominantemente composta por energias renováveis, contando com mais de 85% de energia gerada a partir de centrais hidrelétricas. Em 2002, o Governo Federal lançou o Proinfa, um programa de incentivo a fontes renováveis cujo objetivo era a diversificação das fontes de energia em nossa matriz elétrica. O Proinfa, ainda que em pequena escala, adicionou PCHs e biomassa. A energia eólica participou timidamente deste programa adicionando apenas 280 MW no sistema elétrico até 2009 . O grande impulso para a introdução da energia eólica no Brasil ocorreu em 2009, quando 2.0 GW foram contratados em um leilão promovido pela ANEEL/EPE específico para esta fonte (LER – Leilão de Energia de Reserva). A partir daí, mais 5 GW de PPAs, ou seja, contratos de compra e venda de energia em eólicas foram adjudicados nos mercados regulado e livre de energia. Fechamos 2012 com a energia eólica participando em quase 2% da matriz elétrica Brasileira.  

Quais as perspectivas do Mercado para os próximos anos?
E.A - Nos últimos três leilões de energia promovidos pela ANEEL/EPE, a energia eólica se mostrou ser a fonte mais competitiva, ficando atrás somente das grandes centrais hidrelétricas. Essa tendência deve ser mantida, pelo menos, nos próximos cinco anos, dado o extraordinário potencial de projetos eólicos já inventariados com excelente qualidade (alto fator de capacidade). Com isso, combinado à alta competitividade dos investimentos dos parques eólicos comparados às plantas a gás, biomassa e PCHs, a eólica continuará sendo a fonte energética de maior crescimento em nossa matriz.
     

Nenhum comentário: