Frases

"Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los viver, acrescentariam nova luminosidade às estrelas, nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens".
Fernando Pessoa

domingo, 16 de novembro de 2014

Se a música é um santo remédio recomendamos doses de Dr. Cipó


Quinteto Dr. Cipó - Ronaldo "Gringo"Saggiorato (baixo), Mario Conde (guitarra),
Guinha Ramires (violão),  Bebe Kramer (acordeon) e Endrigo Betega (bateria)
Foto Divulgação


Na abertura do Floripa Instrumental, dia 21, às 21 horas, na Freguesia do Ribeirão da Ilha, os cinco integrantes do Dr. Cipó – Mario Conde, Endrigo Betega, Bebe Kramer, Ronaldo “Gringo“ Saggiorato e Guinha Ramires - voltam a se encontrar depois de quase seis anos. Para relembrar como tudo começou, na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, “Gringo” bate um papo com a jornalista Duda Hamilton e confessa que a música é um santo remédio, como as ervas do Dr. Cipó. Quer saber o motivo do nome? Leia abaixo.

 
Gringo Saggiorato morou na Lagoa da Conceição e tinha
um duo com Guinha Ramires, foto Pablo Corti
Papo com Gringo
Como foi o início do quinteto?
Gringo - Tudo começou na Lagoa da Conceição, Guinha (violão) e eu no baixo, um duo instrumental na Florianópolis dos anos 1996/1997. Nos encontramos, não lembro onde, com o Mário e o Endrigo, que já faziam música instrumental em Curitiba, e eles nos convidaram para tocar lá. Entre idas e vindas, surgiu o Bebe Kramer, com seu talento inestimável e perseverança. Assim surgiu o Dr. Cipó.

Por que Dr. Cipó?
Gringo - Vou tentar resumir. Eu sou de Passo Fundo, o Guinha Ramires de Carazinho. E lá em Passo Fundo, quando éramos jovens, existia um curandeiro, o Dr. Cipó, que vendia ervas medicinais e expunha as ervas na calçada, numa das principais ruas da cidade. Era muito conhecido e respeitado. Um compositor nosso amigo, o Raul Boeira escreveu uma linda canção em homenagem ao Dr.Cipó, com uma letra fantástica citando todas as ervas que ele vendia. Na hora de escolhermos o nome, creio que deve ter sido ideia do Guinha, nos lembramos dessa história, e ficou valendo o Dr. Cipó, como nome do grupo, relacionando toda a história com a idéia de que a música também é um santo remédio. 



Um comentário:

Luiz martins disse...

Muito boa a origem do nome. Dr. Cipó cura tudo! Panaceia!