Frases

"Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los viver, acrescentariam nova luminosidade às estrelas, nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens".
Fernando Pessoa

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

A madura e intensa parceria de Tatiana Cobbett e Marcoliva


A madura e intensa parceria de
 Tatiana Cobbett e Marcoliva


Texto e fotos de celular Duda Hamilton



Acompanho esses 15 anos da íntima e intensa parceria de Tatiana Cobbett, a “Tatá”, e o Marcoliva,  o “Nego”. Algumas temporadas bem de perto e outras nem tanto, mas sempre em Bendida Companhia. O show de domingo, para a gravação do álbum Sawabona Shikoba, colocou no pequeno palco do teatro do Sesc toda a maturidade dessa dupla de Sonora Parceria. Lá estava o pulsante Pelé, que acompanha os dois desde os primeiros shows na Lagoa da Conceição, bem na virada do século, nas temporadas do bar Drakkar;  o gatinho e baixista Rafael Calegari, compositor e arranjador de mão cheia; os jovens instrumentistas Pedro Loch, Gabriel Vieira e Luis Gustavo Zago, e um fiel e concentrado público, variando de 3 a 80 anos.
 Como essa dupla respira arte e pessoas e pessoas e arte, nesses 15 anos eles Puxam a Rede e colocam pra dentro do seu barco muitos parceiros, como os que estavam no palco e fora dele, alguns até em lugares bem distantes, entre eles BB Kramer, Jober Narciso, Joubert Moraes e Caio Muniz. 
No Tom Jazz, em São Paulo, no show do disco Bendita Companhia. No palco da esquerda para a direita - Renata, BB Kramer, Calegari, Tatiana, Anaí, Marcoliva, Borghezan e Ubrother, foto Pablo Corti

Outra marca da dupla é o cuidado com o espetáculo em si, o figurino, o cenário, tudo sempre bem pensado e criativo - do detalhe do abajur ao lado do piano, passando pelas estrelas douradas, até chegar ao piso repleto de jornais. E como não notar que o nego ficou lindo com aquela calça vermelha, e a Tatiana mais charmosa e cênica com as luvas jóias.
Composições antigas ou novas tem a marca da intensidade da poesia e, claro, da cumplicidade de Tatiana e Marcoliva. Muitas letras falam de amor, outras do cotidiano, sempre em vários ritmos, mostrando toda a influência musical que eles trazem em sua arte. Muito gostoso de ouvir Eu Você e Samba no Posto (o samba corre forte nas veias da bailarina carioca) e de rever, apesar do pequeno palco, a performance da dupla, a cada show melhor.
Gostei das músicas mais antigas, com novos arranjos, e de canções recém saídas do forno, como a seresta Vendaval e Canção. Todas elas numa só noite, onde artistas e público entenderam o significado de Sawabona (você é importante pra mim) Shikoba (então, eu existo pra você). Isso ficou evidente no xote composto por Tatiana Cobbett, Maracajulina, quando todos cantaram o refrão: "Ela deixa o cara nu, cara nu ficou tão só". Ou na música feita por Marcoliva para a filha Stellinha...puxe a rede, chegou o barco.
Mas sempre tem aquele ponto alto do show e na minha opinião foi Procurando um Lugar, composta em 2001 e que ficou em segundo lugar no Festival da Sesc: "Tantas palavras pra que/ se nós somos perfeitos pra sonhar/ tô cansado de ser o que se é/ tô querendo fazer o que fizer...". Essa bela canção até hoje não tinha sido gravada. Como bem lembra o Marcoliva, ela foi a primeira canção dois dois gravada oficialmente e está na Coletânea do SESC 2001.
Que essa dupla de bambas siga fazendo e traçando seu caminho da arte, porque o que vale é o Feito!! E isso eles fazem há 15 anos muito bem feito! Agora é esperar o álbum dos 15 anos, que deve ser apresentado ao fiel público de Norte a Sul do Brasil a partir de março de 2016.

2 comentários:

Núcleo de Educação Infantil disse...

eeeeeeeeeeeeeee......que lindeza Duda. Contar com o seu olhar e debruçar de tuas linhas é um requinte! Obrigado pelos anos de parceria e caminhar, esse caminhar lado a lado, com o olhar de quem busca a expressão artística....Sawabona Duda Hamilton!!

tatiana cobbett disse...

Chegando agora que o dia seguinte é dia de desmanche.....
Grata, Duda querida, este olhar sincero nos impulsiona e emociona. Sawabona com beijares
Tatiana Cobbett