Frases

"Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los viver, acrescentariam nova luminosidade às estrelas, nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens".
Fernando Pessoa

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Uruguaia Samantha Navarro solta a voz e a guitarra no Circo da Dona Bilica


Com sua inconfundível voz e cabeleira, a cantautora apresenta seu último CD, no dia 6, a partir das 20horas no Sul da Ilha, e inaugura o projeto Hermanos Latinos centrado no intercâmbio musical entre uruguaios, argentinos, colombianos, cubanos, chilenos, peruanos, paraguaios...


A uruguaia Samantha Navarro se apresenta no Circo da Dona Bilica, no dia 6 de agosto, a partir das 20horas, para abrir o projeto Hermanos Latinos, e mostrar seu talento como cantautora atenta ao mundo ao seu redor. Há 21 anos na estrada da música, ou seja, alcançou a maioridade, “la genia” de farta cabeleira acaba de apresentar seu novo disco Saltar al Tiempo Deseado na Espanha, Estados Unidos, Uruguai, Argentina e Paraguai. Em Florianópolis, além das músicas do último CD, onde explora a canção urbana uruguaia, sem esquecer da raiz folclórica de seu país, Samantha vai soltar a voz e a guitarra em uma serie de músicas que marcam sua carreira.


Para acompanhar o show Samantha Navarro em Floripa foram convidados dois músicos brasileiros: Gilnei Silveira (bateria)  e Rodrigo Lucio (baixista). Entre as músicas que o trio vai executar estão Borrachera, Contigo, Sudoku, Porvenir, Damisela Encantadora, Pasará-Pasará. Uma de suas prediletas, A Primeira Vista, de Chico Cesar, cantada em francês está também no play list, e a gravada com Zeca Baleiro também.


Gilnei Silveira em ação, foto divulgação
Como os três músicos nunca tocaram juntos, o público pode esperar novidades, improvisações e boas surpresas. Gilnei nasceu na fronteira com o Uruguai, em Jaguarão, boa parte de sua vida profissional atuou com os irmãos Ramil (Kleiton, Kledir e Vitor), sendo um dos integrantes  do Grupo Almondegas. Já o baixista Rodrigo Lucio tem acompanhado dois talentosos músicos bem conhecidos do público ilhéu: Guinha Ramires e Alegre Correa.



Rodrigo Lucio entra com o baixo. foto Stanley Costa

Samantha chega a Floripa vinda de uma turnê pelo Paraguai, Argentina e Uruguai, onde apresentou seu último disco, que estará à venda no show do dia 6 de agosto. Atuante na política e nas expressões populares, Samantha compôs música para a campanha de Constanza Moreira nas eleições internas da Frente Ampla e participa do Carnaval e seus tambores. Já compôs para teatro e trabalhou em programas de rádio e televisão.

 PERFIL

Samantha Navarro estreou profissionalmente ganhando um prêmio, em 1994, de melhor compositora do Festival da Canção Inédita de Montevideo, empatada com Inés Pierri. De lá pra cá publicou um livro e lançou dez álbuns, sendo seis solos e quatro em projetos coletivos. 

Dos seus dez discos, dois (Em Recuperação, de 2000, e Poemas, de 2002) ficaram na lista dos escolhidos entre os álbuns do ano pela revista Rolling Stone Argentina.

Já subiu ao palco com Ana Prada, Daniel Drexler, Ruben Rada, Rossana Tadei, Hugo Fatorusso, Fernando Cabrera, Martín Buscaglia, Malena Muyala, Laura Canora e muitos mais. No Brasil gravou com Zeca Baleiro e, no Uruguai, gravou uma música de Chico Cesar, tem ainda intimidade com alguns músicos gaúchos, como Angelo Primon, Lucas Kinoshita e Richard Serraria, com quem já se apresentou mais de uma vez. Com Luis Felipe Gama tem colaborado com letras para suas músicas.

A cantautora gosta de trabalhar no coletivo, como no projeto Argentino/Uruguaio de Alan Plachta, e já se apresentou em vários festivais internacionais como os de Barcelona, Zaragoza e Rotterdam. É militante pela diversidade, pela arte e fã de Pepe Mujica.


SERVIÇO
O quê: Show Samantha Navarro em Floripa
Onde: Circo da Dona Bilica
Quando: 06 de agosto
Horário: Das 20h às 22horas, com intervalo.
Quanto: R$ 30,00 e R$15,00
Página do Projeto Hermanos Latinos


Ouça e veja aqui


https://www.youtube.com/watch?v=ea5l5Ye_6zI



Nenhum comentário: