Frases

"Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los viver, acrescentariam nova luminosidade às estrelas, nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens".
Fernando Pessoa

domingo, 16 de outubro de 2016

Jazz, mpb, choro e a música do mundo no Floripa Instrumental 2016

Banda da Lapa, a anfitriã do 
Floripa Instrumental, Foto Guilherme Zanini

Na Freguesia do Ribeirão ancoram sons e tons de 12 a 15 de novembro, entre as atrações Trio Laçador com Borghetinho, o jovem Daniel Migliavacca e os herdeiros do Clube da Esquina Beto e Wilson Lopes, além dos talentosos músicos prata da casa. 

Beto e Wilson Lopes, a harmonia mineira ancora
 na Freguesia do Ribeirão, foto divulgação
CONSOLIDADO no calendário musical da Ilha de Santa Catarina, o Floripa Instrumental ganha mais um dia na edição de 2016. Inicia em 12 de novembro, com os violonistas mineiros Beto e Wilson Lopes, herdeiros do Clube da Esquina de Milton Nascimento, e encerra dia 15, com o Trio Laçador puxando para o palco da Freguesia do Ribeirão da Ilha a gaita internacional de Renato Borghetti. No domingo, 13, é a vez do jovem bandolinista Daniel Migliavacca, uma das revelações da música instrumental brasileira. Ele se apresenta com seu Quarteto -  Gustavo Moro (violão 7 cordas), Glauco Solter (baixo) e Luis Rolim (bateria) executando um repertório de diversos ritmos, como choro, samba, jazz e frevo. Na segunda, véspera de feriado, a noite fica com a anfitriã e centenária Banda da Lapa e Mauro Albertt Quarteto, com o jazz manouche.

"Como em outras edições vamos reunir no palco formações inusitadas, como o Trio Laçador – Alegre Correa, Bebe Kramer e Guinha Ramires – com o parceiro do século passado Borghetinho”, explica o produtor do Floripa Instrumental, Antonio Floriano. Não é à toa que entre as músicas mais populares do gaiteiro estão Barra do Ribeiro (Guinha) e Laçador (Alegre). A sonoridade, sem dúvida, vai ser de raízes locais e caráter universal. No repertório não vão faltar Sétima do Pontal e composições de Bebe Kramer, Alegre e Guinha.

Renato Borghetti é o convidado especial do Trio Laçador - Alegre Correa/Bebe Kramer
Guinha Ramires, foto Antonio Carlos Floriano
Sempre com a preocupação de mostrar ao público as revelações instrumentais, neste ano a produção musical escolheu o bandolinista Daniel Migliavacca, natural de São Paulo e radicado há anos em Curitiba. No repertório do show Jacob do Bandolim, Dominguinhos, Hermeto Pascoal e composições do instrumentista como Segue o Baile e Partiu. Não faltará, certamente, Manhã de Carnaval, de Luis Bonfá e Antonio Maria. O grupo já se apresentou com grandes nomes da música brasileira como o acordeonista Renato Borghetti, que também estará no Floripa Instrumental.


No repertório de Daniel Migliavacca choro, jazz, forró
 e muito mais, foto Ivana Podolan


Depois da apresentação dos mineiros Wilson e Beto Lopes, o guitarrista Cássio Moura Quarteto Cristian Faig na flauta, Carlos Ponce Ribeiro Junior no contrabaixo, e Mauro Borghezan na bateria - também se apresenta a partir das 23horas. A ideia é mostrar um repertório mesclado, que vai dos standards do jazz até música brasileira, passando pelas composições do CD autoral Cássio Moura.









SERVIÇO
O QUE – Floripa Instrumental
ONDE – Freguesia do Ribeirão da Ilha – Florianópolis
QUANDO – De 12 de novembro a 15 de novembro
HORÁRIO – Sábado e Segunda às 21 horas. Domingo e Terça a partir das 17horas.
QUANTO – GRATUITO
PATROCÍNIO – ENGIE

PROGRAMAÇÃO
Mauro Albertt Quarteto e o jazz manouche
 foto Divulgação

Sábado – 21 horas – Os violonistas mineiros Beto e Wilson Lopes, herdeiros do Clube de Esquina – Milton Nascimento, Toninho Horta, Lô Borges, Flávio Venturini, entre outros. Às 23 horas se apresenta o guitarrista Cássio Moura Quarteto.

Domingo – A partir das 17 horas – Daniel Magliavacca Quarteto, jovem bandolinista é acompanhado  de  Gustavo Moro (violão 7 cordas), Glauco Solter (baixo) e Luis Rolim (bateria).

Segunda – 21 horas – Banda da Lapa e Mauro Albertt Quarteto, jazz manouche na Freguesia.

Terça – A partir das 17 horas Trio Laçador – Alegre Correa/Bebe Kramer/Guinha Ramires – e Renato Borghetti.





Nenhum comentário: